
Rodrigo Shalako é cenógrafo, cenotécnico e produtor. Atuante no ramo da cenografia desde 2012 vem realizando um trabalho onde se destaca por criar, desenhar, produzir e construir suas cenografias com soluções criativas.
Se tornou referência como cenotécnico pela experiência na confecção de cenografia, montagens de espetáculos nacionais e internacionais, montagem de exposições, sets de filmagens e festivais como Palco Giratório, Porto Alegre Em Cena e Festival de Teatro de Rua de Porto Alegre (FTRPA).
Como produtor, uniu as experiências na cenografia e cenotécnica e com isso tem sido nome frequente na coordenação de projetos, coordenação técnica de montagens, gerenciamento e fornecimento de equipes. Dentre os trabalhos mais expressivos nesta função está o de coordenador de cenotécnica do Festival Palco Giratório de 2016 a 2023.
Em 2018 fundou a empresa Shalako Produções ME, espaço onde aperfeiçoa técnicas, materializa suas criações e possibilita que o cliente ensaie com a cenografia antes mesmo dos ajustes finais, otimizando o tempo de produção. A empresa também conta com acervo de materiais para locações que atende a diversos setores da cultura.
Vencedor do Prêmio Açorianos de Teatro na categoria de Melhor Cenografia em 2016 e 2017 com os espetáculos Ramal 340 (Coletivo Errática) e "Imobilhados" (Máscara Encena), recebeu também o Prêmio Cenym de Teatro Nacional em 2017 e 2018 na categoria de Melhor Cenografia para o espetáculo "Imobilhados" e Melhor Direção de Arte para o espetáculo Ramal 340.
Dentre os trabalhos mais recentes como cenógrafo, estão: Concepção expográfica e montagem da exposição Oliveira Solveira: poeta, negro no Centro Cultural UFRGS 2023. Opera I Pagliacci (Direção: Flávio leite. Regência: Evandro Matté -OSPA - 2022, Opereta "O Morcego" (Direção: Flávio Leite. Regência: Evandro Matté -OSPA - 2022), Concepção expográfica e montagem da Exposição Modernas ERAM elas - A dança em Porto Alegre da primeira metade do século XX (Goethe Institut). Concepção expográfica da Exposição "Palmares não é só um, são milhares - 50 anos do 20 de novembro (Memorial do Rio Grande do Sul MARS - 2021) ." Ópera O Engenheiro (Direção: José Henrique. Regência: Evandro Matté - OTSP - 2021), Ópera O Acordo perfeito (Direção: Flávio Leite. Regência: Evandro Matté -OSPA - 2021), Manual para náufragos (Direção: Tainah Dadda - 2021) .
.jpg)